Saltar para conteúdo

Notícias

2024-07-10 às 15h16

Governo assina acordo com representantes dos guardas prisionais

Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e Secretárias de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, com os sindicatos dos guardas prisionais, Lisboa, 10 julho 2024
O Ministério da Justiça e os três sindicatos do corpo da Guarda Prisional assinaram um acordo sobre o aumento do suplemento por serviço em 300 euros, sendo 200 euros pagos desde julho do corrente ano e mais 50 euros nos anos de 2025 e 2026, respetivamente. 

A Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, agradeceu «o esforço e o empenho dos responsáveis das três estruturas sindicais que estiveram nestas negociações, de forma firme, mas construtiva».

«Vamos continuar a conversar, porque temos ainda muito a fazer para valorizar os profissionais que prestam um serviço imprescindível no nosso sistema prisional», acrescentou a Ministra.

Esta valorização dos guardas prisionais, incluída no acordo assinado, contempla ainda a revisão do sistema de avaliação da carreira, tendo ficado marcada para 24 de julho uma reunião.

Para janeiro de 2025 ficou agendada uma reunião para discutir a indexação do suplemento ao ordenado do diretor nacional da Polícia Judiciária e a tabela remuneratória única.

Assinaram o acordo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, a Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional e o Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional.

Pela parte do Governo, estiveram presentes, além da Ministra da Justiça, as Secretárias de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo.