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Notícias

2024-12-18 às 17h33

Governo lança novo Serviço de Teleconsultas na Linha SNS24

O Governo lançou um novo serviço de teleconsultas na Linha SNS24, com o objetivo de oferecer uma solução rápida e eficaz para utentes em situações de saúde menos graves. O serviço, lançado a 17 de dezembro e em fase piloto durante três meses, destina-se a utentes que reúnam condições clínicas para atendimento médico à distância, após triagem realizada pelo serviço.

O novo serviço de encaminhamento do SNS 24 (808 24 24 24) visa reforçar o acesso a cuidados de saúde e otimizar os recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Após a triagem e avaliação clínica feita por um profissional de saúde da Linha SNS24, o utente pode ser encaminhado para a teleconsulta, que é realizada por médicos especialistas em medicina geral e familiar, através de videochamada.

A teleconsulta é realizada numa plataforma de transmissão online (streaming), acessível pelo Portal SNS 24 ou pela App SNS 24, caso o utente tenha a aplicação móvel instalada. O médico terá acesso aos sistemas de informação integrados, podendo fazer o diagnóstico médico, prescrever terapêutica e estabelecer um plano de cuidados de saúde. Durante a consulta, o médico pode determinar a necessidade de atendimento presencial, caso a gravidade da condição do utente o exija.

Para aceder à teleconsulta, o utente deve ter um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet, além de garantir que está num ambiente tranquilo para preservar a privacidade da consulta. O serviço não tem custos para o utente e visa evitar deslocações aos serviços de saúde presenciais, mantendo a comodidade, eficácia e segurança de uma consulta médica.

A Teleconsulta Linha SNS 24 está integrada no SNS, e todos os atendimentos ficam disponíveis no histórico do registo de saúde do utente, com o relatório clínico partilhado com o utente no final da consulta.
Áreas:
Saúde