O Primeiro-Ministro Luís Montenegro inaugurou o centro de investigação sobre a diversidade biológica e dos ecossistemas, Biopolis, constituído pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, pela Universidade de Montpellier (França) e pela Porto Business School.
O centro focar-se-á na avaliação e monitorização ambiental, na conservação e uso sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas, na diversidade dos sistemas agroflorestais, nomeadamente na biodiversidade dos solos e das espécies, fazendo também a ligação às empresas.
Estará ainda vocacionado para a capacitação científica e tecnológica de instituições académicas de países em desenvolvimento onde serão criados laboratórios geminados e estações biológicas internacionais.
O Biopolis tem um orçamento de 86 milhões de euros para os próximos sete anos, segundo a Universidade do Porto «o maior orçamento alguma vez dedicado a um centro de investigação nacional» e que resulta de fundos comunitários, nacionais e de empresas e das instituições parceiras.
O objetivo do Centro, localizado em Vila do Conde, é afirmar-se como uma superestrutura científica de referência internacional na área do desenvolvimento sustentável.
Na cerimónia estiveram presentes o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.