Saltar para conteúdo

Notícias

2024-05-09 às 12h05

«Indústria militar pode ser altamente rentável»

Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, na conferência «Europa, que futuro?», da RTP, Lisboa, 9 maio 2024 (foto: António Pedro Santos/Lusa)
Ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas não podem ser vistas como despesa


Os portugueses «não podem olhar para as Forças Armadas como despesa, mas como uma carreira atrativa que pode também ser geradora de bens e serviços através de investimentos que são rentáveis», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, na conferência «Europa, que futuro?», integrada no ciclo «Conferências da RTP - Sociedade Civil», em Lisboa.

Nuno Melo sublinhou que «ninguém deseja a guerra, mas, havendo guerra, pelo menos que seja enfrentada com a melhor tecnologia», acrescentando que a inovação que as tecnologias militares geram também pode ser utilizada em cenários de paz.

Referindo que «a indústria militar pode ser altamente rentável», disse que falar em indústrias de Defesa é «falar em satélites, drones e munições, mas também do têxtil, do vestuário e calçado».

O Ministro lembrou que as Forças Armadas utilizam fardas feitas de tecidos desenvolvidos no centro tecnológico da indústria têxtil (CITEVE) em Vila Nova de Famalicão. Este centro «desenvolve materiais, faz testes de resistência e de comportamento em diferentes cenários», disse.