O Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, desloca-se a Maputo para participar no III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE), este ano dedicado ao tema "Construindo Pontes Rumo à Democracia Cultural – Desafios e Oportunidades das EPE".
Na terça-feira, dia 7 de maio, pelas 16h00, o Ministro fará uma visita à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa e mais tarde, pelas 18h30 fará uma intervenção na Galeria do Centro Cultural Português.
À margem do evento, no dia 8 de maio, a partir das 9h00, decorrerão reuniões bilaterais com os homólogos moçambicanos da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Daniel Nivagara.
Pelas 14h30, o Ministro intervirá na sessão de encerramento do III Encontro.
O encontro permitirá estreitar e afirmar os laços de cooperação e amizade que unem a comunidade socioeducativa das EPE, valorizando-se o diálogo e a partilha de saberes, desafios e oportunidades, bem como celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa enquanto património comum, promovendo a sua disseminação.
A rede de Escolas Portuguesas no Estrangeiro integra atualmente 27 estabelecimentos de ensino distribuídos por 6 países, nos quais 949 docentes ministram o currículo português em língua portuguesa a 11 647 crianças e jovens da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.