Saltar para conteúdo

Notícias

2024-05-24 às 18h02

Ministro das Finanças salienta BEI como parceiro para acelerar investimento

Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento (foto: Diana Quintela)
Governo e BEI debateram prioridades estratégicas para reforçar competitividade da economia


O Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, reuniu-se com a Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI). Nadia Calviño, no Porto, para aprofundar a «relação e parceria estratégica, para que possamos potenciar o investimento em Portugal e acelerar a implementação dos fundos europeus, em particular o PT2030 e o PRR».

Esta reflexão centrou-se nas prioridades estratégicas do BEI e nas oportunidades de financiamento para fazer avançar as transições ambiental e digital em Portugal, promover a coesão, reforçar a competitividade das PME portuguesas e apoiar o desenvolvimento de setores fundamentais para o País, como a habitação a preços acessíveis, as infraestruturas de ensino ou os transportes sustentáveis.

Joaquim Miranda Sarmento referiu que «o Banco Europeu de Investimento tem sido e é um parceiro determinante para o desenvolvimento e promoção do investimento no nosso País. O encontro que tive com a Presidente Nadia Calvino foi no sentido de aprofundar esta relação e parceria estratégica, para que possamos potenciar o investimento em Portugal e acelerar a implementação dos fundos europeus, em particular o PT2030 e o PRR».

A Presidente do BEI, Nadia Calviño, disse que «o BEI é um parceiro muito próximo de Portugal, apoiando investimentos estratégicos em infraestruturas essenciais, nas áreas da saúde, educação e habitação, bem como no âmbito do seu promissor ecossistema empresarial. Orgulho-me de ver o nosso trabalho traduzido em projetos que geram crescimento económico, emprego e progresso em benefício dos cidadãos portugueses».

Só em 2023, o Grupo BEI concedeu 2,1 mil milhões de euros em financiamento a projetos em Portugal, o que representa um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior. Cerca de metade deste financiamento destinou-se a PME.

Desde o início das operações no País, o BEI assegurou mais de 56 mil milhões de euros para financiamento de projetos.