Saltar para conteúdo

Notícias

2024-05-07 às 18h55

Reestruturação da PSP vai responder a novas ameaças nas cidades

Exercício da Unidade Especial de Polícia da PSP, durante a cerimónia comemorativa do seu 16.º aniversário, Sintra. 7 maio e 2024 (foto: José Sena Goulão/Lusa)
Margarida Blasco destacou necessidade de mais policiamento junto às escolas e de proximidade


O Governo vai fazer «uma reestruturação operacional e reorganizar todo o dispositivo da PSP no sentido de responder a novas ameaças e compreender os fenómenos que estão a acontecer em vários centros urbanos», disse a Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

Margarida Blasco acrescentou que isso implica investir no programa Escola Segura, em medidas de segurança urbana e no policiamento de proximidade, o que passa por ter «mais homens e mulheres nas ruas para haver maior prevenção e visibilidade».

A Ministra fez esta declaração no final da cerimónia que assinalou os 16 anos da Unidade Especial de Polícia da PSP, até agora dirigida pelo Superintendente Luís Carrilho, nomeado Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública no dia 6 de maio.

No discurso, Margarida Blasco referiu o currículo de Luís Carrilho, afirmando que «é a pessoa certa no lugar certo» para comandar e apoiar as necessidades e anseios dos polícias e para dirigir os destinos da PSP e «para fazer uma reestruturação da PSP de um modo consequente e célere».

O anterior Diretor Nacional, José Barros Correia, «honrou com toda sua humanidade, lealdade a PSP», disse a Ministra.