O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, visita as comunidades portuguesas em várias regiões da Venezuela entre os dias 27 e 30 de maio.
A 27 de maio, José Cesário está em Caracas, onde se reúne com o Embaixador de Portugal na Venezuela e com Cônsul-Geral de Portugal em Caracas e visita a Associação Civil – Centro Luso-Venezuelano de la Guaira, onde formaliza apoios da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) ao movimento associativo.
Reúne-se ainda com o coordenador do Ensino do Português na Venezuela, o Adido Social da Embaixada e a Técnica Superior da Embaixada para os Assuntos Sociais.
A 28 de maio, o Secretário de Estado está em Maracay e Valência. Na primeira cidade visita o Lar Geriátrico de Maracay, onde formaliza apoios da DGACCP ao movimento associativo.
Visita também a Casa Portuguesa de Arágua, onde formaliza apoios da DGACCP ao movimento associativo.
Em Valência, reúne-se com o Cônsul-Geral de Portugal, visita as instalações consulares e reúne-se com os funcionários.
Seguidamente encontra-se com Presidentes das Associações: Centro Luso Larense, Centro Atlântico Madeira Club e Cavenport Carabobo e formaliza os apoios da DGACCP ao movimento associativo.
Reúne-se ainda com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo eleitoral de Valência.
A 29 de maio, José Cesário está ainda em Valência, visita Los Teques e regressa a Caracas.
Em Valência, visita o Lar Padre Joaquim Ferreira e formaliza o apoio ao projeto Lar Padre Joaquim Ferreira-Projeto Integral.
Em Los Teques, visita o Santuário da Virgem N. S. de Fátima, reúne-se com o Cônsul-Honorário e visita às instalações do Consulado Honorário.
Em Caracas, visita às instalações do Consulado Geral, onde se reúne com os funcionários consulares e se encontra com utentes. Reúne-se também com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo eleitoral de Caracas.
O Secretário de Estado visita igualmente o Centro Português de Caracas, onde formaliza os apoios da DGACCP ao movimento associativo, nomeadamente ao Centro Português de Caracas e Instituto Português da Cultura e também a Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas, onde formaliza o apoio ao projeto Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas - Projeto Integral.
A 30 de maio, em Caracas, visita a Organização Não Governamental Regala una Sonrisa, onde formaliza o apoio aos projetos Anjos Lusitanos e Caminhando com os Anjos. Finalmente, encontra-se com a Comunicação Social.