Saltar para conteúdo

Notícias

2024-05-10 às 18h25

Startups são fundamentais para a transferência de tecnologia

Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, na sessão de abertura da terceira edição do Startup Capital Summit, Coimbra, 10 maio 2024
Secretário de Estado da Economia frisou que o Governo quer fazer de Portugal um país cada vez mais global e de valor acrescentado 


As startups em Portugal são «grandes catalisadores de mudança, desafiando convenções que estavam estabelecidas, trazendo novas tecnologias, transformando, mais do que a indústria, toda uma fileira ou conjunto de fileiras, algumas até de base muito tradicional, mas que hoje se projetam para um futuro altamente tecnológico», afirmou o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.

O governante falava no Convento São Francisco, em Coimbra, na sessão de abertura da terceira edição do Startup Capital Summit.

João Rui Ferreira disse que a tecnologia e o conhecimento são pontos «absolutamente estratégicos». Para que a economia portuguesa esteja assente na valorização do que produzimos e do que exportamos, «precisamos de um Portugal verdadeiramente interligado entre as diferentes dimensões do mundo económico e empresarial, desde as universidades, aos centros de inovação tecnológico e às empresas», sublinhou.

O Secretário de Estado da Economia afirmou a importância de «quebrar barreiras linguísticas e culturais» acrescentando que «a transferência de conhecimento é a grande alavanca, o grande impulsionador, para que muito do que se faz de altíssimo nível tecnológico e de conhecimento chegue às empresas».

Lembrando que Portugal é um «país fundamental de ligação entre plataformas continentais, entre culturas, entre povos», João Rui Ferreira frisou que o País tem «uma capacidade única de atrair conhecimento e pessoas», o que será «o grande fator determinante de valorização» da economia nacional e das suas exportações.

O Governo está assim empenhado em «fazer de Portugal um país cada vez mais global, de valor acrescentado, uma plataforma única de conhecimento e de transferência» de conhecimento e tecnologia.
Áreas:
Economia