Carla Mouro nasceu em Castelo Branco, em junho de 1977.
Frequentou a licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada. Em 2021, concluiu um programa de Liderança na Inovação, no MIT.
Foi atleta de competição na modalidade de atletismo e, durante o seu percurso universitário iniciou a ligação, que mantém até agora, com os assuntos ligados à Juventude.
Através do CPAI – Clube Português de Artes e Ideias, chegou ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
Em 2002 foi eleita presidente do CNJ, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. Serviu 3 mandatos na presidência do CNJ. Nesta qualidade, teve oportunidade de desenvolver e participar em projetos de promoção da igualdade. Em 2004 foi eleita Presidente do Fórum da Juventude da CPLP. Ainda no CNJ foi delegada à Assembleia-Geral das Nações Unidas e à Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, na qualidade de representante da Organização Iberoamericana de Juventude. Nesta qualidade, participa também em todo o processo de promoção de políticas europeias de juventude.
Foi consultora das Nações Unidas e trabalhou na promoção de diferentes projetos e políticas da juventude de impacto nacional e internacional.
Em 2008, passou a integrar a equipa do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, enquanto assessora, função que desempenhou até 2016.
Em 2017 foi convidada a integrar os órgãos sociais da Fundação da Juventude. Em 2018 assumiu a Presidência Executiva da mesma, que manteve até 2024.