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Cultura

Dalila Rodrigues

Ministra da Cultura

Período de governação: 2024-04-02 até à data atual
Dalila Rodrigues Dalila Rodrigues

Biografia

Maria Dalila Aguiar Rodrigues, nascida em Granja de Penedono a 15 de agosto de 1960, é historiadora de arte, doutorada pela Universidade de Coimbra, em 2001, investigadora e professora do ensino superior.

Exerceu o cargo de Diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, de maio de 2019 a abril de 2024, destacando-se por ter desenvolvido projetos inovadores, como sejam as práticas ecológicas de conservação e o estudo sobre os efeitos das alterações climáticas, e respetivo plano de mitigação, nos dois monumentos Património Mundial.

Foi Diretora do Museu Grão Vasco (2001-2004), diretora do Museu Nacional de Arte Antiga (2004-2007) e Diretora da Casa das Histórias Paula Rego, cujo programa museológico concebeu, coordenou e realizou, em 2008 e 2009. 

Foi Diretora de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, em 2008. 

Foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e, nessa condição, da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo, de 2012 a 2015.

Realizou inúmeros cursos e ações de formação em todo o país, tendo sido formadora da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) em Património Artístico e Museologia, nas bibliotecas de Lamego, Sardoal, Alter do Chão, Marco de Canaveses, Borba, Redondo e Vouzela, entre 1995 e 2001. 

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do PRODEP para efeitos de doutoramento e recebeu prémios científicos e distinções pelo seu trabalho académico e percurso profissional.

É autora de um vasto conjunto de publicações, que inclui livros, catálogos e roteiros, artigos científicos e de opinião, dedicado à história da pintura portuguesa e a diversos temas da arte e do património artístico, especialmente dos séculos XV e XVI. A sua vasta experiência editorial foi adquirida em comissões científicas e conselhos consultivos de editoras e coleções, tendo sido coordenadora científica de edições de referência na área disciplinar da história da arte.